terça-feira, 10 de abril de 2012

Atividade Global(iz)ação

Baseado no texto Globalização - um novo caminho para regionalização? O mundo nunca foi um só... ou foi? (CASTROGIOVANNI A.C; Ensino da Geografia: Caminhos e Encantos, 2007) aplicamos uma atividade sobre Globalização, ou melhor, "Global(iz)ação"!

Alunos pintando seus planisférios sobre o mapa mundi.
Complementando o conteúdo que os alunos já estão trabalhando com seu professor de Geografia na escola Padre Balduíno Rambo, procuramos facilitar a compreensão do conceito e do processo de Globalização e desenvolver a criticidade sobre o tema.

O primeiro momento da atividade foi baseado na interpretação da música Disneylândia - Titãs, em que os alunos localizaram e pintaram os países que apareceram na música. Após isto, conectaram os países nos seus planisférios, na ordem em que aparecem na música.
Com o auxílio dos alunos, fizemos o mesmo sobre o grande mapa-múndi exposto no quadro; com barbante e fita adesiva produzimos uma grande rede, que une os países de todo o globo, representando a relação entre eles, comunicação, fluxos, etc. (foto).





Após a produção do material, analisamos e discutimos a rede formada sobre o mapa, a conexão entre países e suas relações. O que causou a globalização? O que tem de bom e de ruim nela? E assim finalizamos a atividade, refletindo sobre esta tal "ação no globo", como um aluno contribuiu, e sintetizando o conhecimento construído ao longo da atividade.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo trabalho! Sempre que posso acompanho o trabalho de vocês, estão de parabéns! Continuem sendo esta referência para o Ensino de Geografia! Abraços!

    ResponderExcluir