sexta-feira, 13 de abril de 2012

Atividade O Banho de Papel

Figuras extraídas do livro Ensino de Geografia
Práticas e textualizações do cotidiano,
CASTROGIOVANNI, A.C.
Baseada na atividade O Banho de Papel, apresentada no livro Ensino de Geografia: Práticas e textualizações do cotidiano, Porto Alegre, 2009, a oficina pedagógica foi aplicada pelos bolsistas do PIBID Geografia UFRGS para as 5ª e 6ª séries da Escola Padre Balduíno Rambo.

A atividade consiste em hemisferizar o corpo dos alunos, relacionando-o com os hemisférios do planeta, com auxílio de corpos desenhados em papel pardo, barbante e globos. Desenvolve-se noções de que: relações e coordenação espaciais são construídas inicialmente através da tomada de consciência do corpo (objeto referencial) pelo indivíduo (sujeito). É a construção do mapa corporal.

O conhecimento do espaço/corpo faz-se, na criança, por duas vias diferentes: a ação direta, ligada a manipulação e ao movimento dos objetos e a ação indireta, através da palavra, relativa à denominação dos objetos e dos lugares. A lateralidade consiste na representação dos hemisférios corporais e a sua consequente projeção (é a construção das noções de direita, esquerda, frente, atrás, através do deslocamento mental direto e reversível).

Nenhum comentário:

Postar um comentário